JORGE RIOS


Conhecido por seu caráter forte e amor imensurável pela arte da dança e pela docência, nosso diretor artístico Jorge Rios começou fazer aulas de dança e teatro musical aos 7 anos de idade ainda na Argentina, país onde nasceu e cresceu. Aos 15 anos ingressou no caminho da docência ministrando aulas de Jazz, Tango e Folclore Argentino na escola em que estudava, El Chúcaro.



Formou-se Professor de danças folclóricas argentinas pelo Instituto El Cimarrón. Um instituto de ensino renomado na Argentina e responsável por formar grandes mestres que difundem a arte e o folclore Argentino.
Ainda como bailarino e professor da escola El Chúcaro, na Argentina, participou de diversos festivais e campeonatos de dança conquistando diversos prêmios nas categorias Jazz e Folclore em países como Canadá e EUA. 

Também consagrou-se Tricampeão Nacional Argentino no Campeonato Nacional de Folclore e Tango nos anos 2004, 2008 e 2010.

Foi também bailarino da aclamada cantora argentina Soledad Pastorutti por 10 anos consecutivos e durante esse tempo teve a oportunidade de mostrar seu talento no Festival de Cosquín ano após ano. Essa conquista trouxe muita experiência e aprendizado para o nosso diretor já que o festival de Cosquín reúne os maiores talentos do folclore argentino de diversas áreas da música, do canto e da dança num palco de 830 mts² contando com um público de mais de 10 mil pessoas por noite de apresentação.

Jorge Rios chegou ao Brasil através do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, no ano 2012. A partir desse ano foi convidado a permanecer na cidade de Passo Fundo e ministrar aulas para diversos grupos de dança em Passo Fundo e também em cidades da região.

Em 2013 foi convidado para gravar um vídeo clipe na MTV Brasil, na cidade de Curitiba, sendo coreografado e dirigido por Brian Thomas, renomado coreógrafo da Broadway Dance Center de Nova York

Em 2015 esteve na Coréia do Sul, no festival folclórico de Sheonan, como diretor artístico e coreógrafo da Cia de Artes Caripaiguarás conquistando 2° lugar com o grupo folclórico e 3° lugar como melhor bailarino com sua apresentação solo.

Nosso diretor também integrou o MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho - fazendo parte da comissão avaliadora no ano 2020.
Como mais recente conquista, foi convidado a participar da comissão artística do CTG Lalau Miranda de Passo Fundo como diretor técnico das invernadas ajudando ativamente na construção de um método de ensino unificado e padronizado.

"Tenho muito orgulho de ser Argentino, amo meu país, mas também sou muito grato ao Brasil por ter me acolhido sempre tão bem.
Quando me perguntam se eu já me sinto brasileiro, morando aqui por tanto tempo, eu sempre respondo: brasileiro não porque sou argentino e tenho muito orgulho disso, mas me considero gaúcho com toda certeza pois me identifico muito com  a cultura do Rio Grande do Sul e isso e faz eu me sentir em casa"

- JORGE RIOS

QUERO SER ALUNO

TURMAS E HORÁRIOS